terça-feira, março 01, 2011

Enfrentando os efeitos colaterais da doença

Para quem não sabe, a doença de Crohn tem diversas manifestações extra-intestinais, porém, no meu ponto de vista, os efeitos psicológicos e emocionais causados pela doença são bem piores. 
Infelizmente quando ficamos cansados, exaustos, irritados, de mau-humor, depressivos, magoados, ou qualquer coisa do gênero, sempre descontamos nas "pessoas" que mais gostamos e que são mais importantes pra nós...
Antes de operar eu estava numa crise brava, já não saía de casa, não fazia nada e estava de saco cheio da minha rotina de vida que estava levando e descontava minha raiva toda nos meus pais, irmãos e outras pessoas queridas. Eles sempre aguentaram tudo, na maioria das vezes calados, e as vezes soltavam um "não temos culpa", "não precisa ficar assim ou nos tratar assim".
E é a mais pura verdade, eu sempre me arrependia depois, sempre pedia desculpas e dizia que os amava, mas que minha situação estava difícil e pedia compreensão, e eles sempre me deram essa compreensão, graças a Deus, sabia que não estava sozinha, e por mais chata que eu estivesse tinha eles ao meu lado.
Tive que aos poucos aprender a "controlar minha raiva", porque as vezes passava dias com raiva deles por eles não fazerem coisas pra mim que as vezes eles nem sabiam que eu queria. As vezes a gente quer algo e acha que os outros tem obrigação de adivinhar, aí os outros não adivinham e agente é que se frustra.
O ruim é que agente também se machuca porque ao invés de tratar bem e fazer coisas legais a quem sempre está do nosso lado acabamos machucando eles.

Só queria dizer para aqueles que passam por essa situação para TENTAR (eu sei muito bem que não é fácil) não ficar ressentidos com os familiares, amigos e amores, pq com certeza eles devem estar fazendo o melhor para vocês, e a gente sempre quer ficar bem com quem ama.
Quando a paciência acabar, tentem contar até mil antes de liberar a raiva, rezar para tentar se acalmar, eu sempre chorava, se estava frustrada com eles e eles me perguntavam o que eu tinha, eu preferia não responder e chorar porque aí aliviava, o importante é arrumar uma válvula de escape que não seja descontar os nossos problemas em quem nos ama, é importante desabafar, falar do seu dia, como as coisas tem sido difíceis, como ficamos cansados (não só fisicamente), mas sem culpar aqueles que estão ao nosso lado por isso...

5 comentários:

  1. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida, Mais o que o adolescente pensa disso?

    Visita o meu blog?
    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz mesmo.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana,
    Atenciosamente Tainã Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site www.celularespiao.net

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda. Eu trabalho num Hospital em Diadema na parte de faturamento, e hoje eu peguei um prontuário de uma mocinha de 15 anos que morreu da doença de crohn. Resolvi pesquisar mais sobre isso porque fiquei curioso, e com muita dó da garotinha até que achei seu blog e fico muito feliz em saber que você se recuperou muito e muito bem desta doença.
    Gostaria de saber como você está hoje porque já faz um pouco mais de 1 mês que não posta...
    E parabéns pela sua conquista e pela sua melhora!
    Continue sempre assim sem desistir do seu sonho e das coisas que você realmente acredita!
    Força garota!
    Meu nome é Diego Leite, tenho 24 anos e moro em São Bernardo do Campo - SP

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda,
    Não encontrei seu email e por isso escrevo aqui mesmo :)
    Preciso das suas medidas pra confirmar se consigo o vestido degradê, tá?
    Busto, cintura e quadril.
    Beijos!
    fernandaquandt@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Fernanda que interessante! Eu também tenho doença de crohn, ano passado tive uma crise como a sua, 2 meses horríveis no hospital, exatamente um ano faz! E hoje estou grávida e feliz com o amor da minha vida.
    Temos uma história super parecida :) e bela! Ahhh também tenho um blog! Ele nasceu justamente por ter que ficar mas longos meses de repouso em casa, foi uma saída ótima que achei. Hoje ele é o maior sucesso aqui em SJCampos - SP e região.

    Beijos,
    Bruna Tau

    www.cerejanpimenta.wordpress.com

    ResponderExcluir