segunda-feira, dezembro 27, 2010

Grande Susto

Como meu caso não tinha mais jeito, a solução era a cirurgia.
Passei por 2 cirurgias, uma pra desobstruçao do intestino dia 15/07, onde tiraram a valvula íleo-cecal e o uma porção do íleo terminal e a segunda de urgencia, por uma perfuraçao pós-cirúrgica, dia 22/07.
Acordei na UTI e estava ileostomizada. 

Para quem não sabe o que é uma ileostomia:

Numa ileostomia, o orifício (estoma) situa-se ao nível do intestino delgado (ileon), sendo suprimido o intestino grosso na sua totalidade.

Pela ileostomia saem fezes muito líquidas, agressivas para a pele. Estas passariam ao intestino grosso, onde seria absorvida a água e as fezes ficariam mais grossas. Como, não tem o cólon, ou não está funcionante, o próprio intestino delgado vai, com o passar do tempo, assumir em parte essa função.

Assim, as fezes da ileostomia, que inicialmente são muito líquidas passam mais tarde a ser menos líquidas ou mesmo moles. Os gases e os cheiros como resultado do processo digestivo, são reduzidos.

É frequentemente nos casos intratáveis de colite ulcerosa, na doença de Crohn (enterite regional) e no carcinoma de cólon. Pelo fato de ileostomia drenar constantemente conteúdo líquido intestinal, a absorção de gordura e de vitamina B pode se apresentar reduzida. Perdas de sódio e potássio são aumentadas.

Fonte: http://viverbemcomostomia.blogspot.com/2008/03/o-que-uma-ileostomia.html

No meu caso, minha ileostomia era formada por 2 estomas, e por causa da distensão abdominal causadora da 1ª cirurgia meu delgado estava gigantesco.
Eu usava as bolsas do hospital no tamanho maximo, mas perdia bolsa atras de bolsa porque as técnicas não estavam muito preparadas e colocavam mal as bolsas que sempre estouravam ou vazavam, cheguei a usar 6 bolsas em um dia, quando o certo deveria ser uma bolsa durar pelo menos 4 dias, minha pele feriu, coçou bastante, ardeu, mas eu sobrevivi e me adaptei. 
Assim estava após ficar ileostomizada:






                                                                                                                      


Um comentário:

  1. Legal saber das suas experiências, pois achava que eu era a pessoa mais nova do mundo com esse problema, passei pelas mesmas cirurgias que você em 2006 com 26 anos e já fiz a reconstrução do transito intestinal em 2008. È uma barra mas estou bem, também tenho um marido que me ajudou a passar por tudo isso. Só espero ter coragem para engravidar pois já tenho 31 anos e tenho muita vontade de ter filhos e também muito medo.
    Que Deus nos de muita força e coragem para enfrentarmos essa doença horrivel.

    ResponderExcluir