sábado, janeiro 15, 2011

Ganhar Peso

Depois de bem adaptada a minha condição de ileostomizada precisava me recuperar tanto na saúde quanto fisicamente. Meu peso normal era uns 55 kilos, mas nesse momento cheguei a pesar 38 kilos. Sim, 38 kilos, e tenho 1,69m de altura, ou seja, era um esqueleto.

Estava tão fraca e magra que demorei 1 mês para conseguir me levantar da cama sozinha sem ajuda alguma. Antes disso me levantava com ajuda das enfermeiras, minha irmã, mãe, pai.
Para piorar a magreza, o que também era meio óbvio, os exames de sangue acusavam anemia e desnutrição.
Eu precisava me fortalecer, me reestabelecer. Afinal, minha médica tinha sido otimista e disse que se eu me recuperasse bem faria minha cirurgia de reconstrução intestinal em 6 meses (janeiro/2010).

Para quem não sabe as bolsas de colostomia são caríssimas, as boas, acho que não são menos que 20,00. E se troca de bolsa de 3 em 3 dias aproximadamente. A sorte é que o SUS fornece essas bolsas para as pessoas, tá certo que as vezes falta a bolsa que você usa e você é obrigado a trazer outra pra casa, mas você as recebe.
E foi lá no lugar em que eu recebia as bolsas que eu consegui uma nutricionista com conhecimento de ostomias e doença de crohn. E ela, um anjo, passou a me acompanhar todo mês, me forneceu uma dieta especial para ganho de peso. E em 6 meses eu havia recuperado 10 kilos.
Estava pesando 48 kilos e agora não tinha mais anemia nem estava desnutrida. Era hora de voltar na minha médica e ver se estava pronta ou não para fazer a reversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário