sexta-feira, janeiro 21, 2011

Reconstrução Intestinal

Fazia 6 meses que eu estava ileostomizada, tinha conseguido recuperar 10 kilos, mas ainda estava abaixo do meu peso pois estava pesando 48kg.
Mas estava bem, sem desnutrição, sem anemia, fiz exames de sangue com resultados positivos e minha médica resolveu que já era possível fazer a cirurgia para reconstrução intestinal, retirando assim a minha bolsa.
Foi uma cirurgia relativamente tranquila, não precisei abrir minha barriga toda pela 3ª vez, a médica fez pela abertura do estoma e finalizou com alguns pontinhos para ajudar a fechar logo. Segundo ela, poderia ter deixado aberto que fechava sozinho mas me avisou que se desse algum problema, como por exemplo um abcesso (acúmulo de pus) ela teria que deixar aberto. Não entendi isso muito bem, mas na hora nem queria entrar em detalhes, não queria pensar que nada pudesse dar errado, havia prometido a mim mesma que dessa vez não teria nenhuma complicação.
A cirurgia foi feita num sábado, na segunda feira foi liberada a dieta líquida, na quarta feira a dieta branda e na quinta-feira já estava em casa.

Com o curativo
Sem o curativo
Fui embora feliz, sentindo só dores no corte e as vezes de gases, já que quando você opera não consegue andar e fica muito deitada.
No mais tive uma ótima recuperação, quando voltei a me alimentar normalmente esperei 3 meses após a cirurgia e procurei uma academia para continuar ganhando massa. Estava nessa fase com 50kg.


___________________________
Acabo de me dar conta que tem 01 ano que estou sem bolsa, bem, com a doença de Crohn em remissão e muito feliz. Obrigada Senhor pela graça alcançada.

12 comentários:

  1. oi Fernanda, parabéns pelo blog, eu fiz a cirurgia para reconstrução do intestino a 11 dias, foi complicada, além de muita aderência tive que tirar um ovário atingido pelo Crohn. Após 3 dias na uti e mais 4 internada tive alta, e graças a Deus não tive nenhuma complicação até agora. É muito bom saber que há outras pessoas que passam pelo mesmo problema. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Entendo bem o que está passando, já estou na quinta cirurgia, estou ileostomizado a 5 meses, e nos exames recentes, já tenho uma boa melhora, e talvez farei a reconstrução daqui a 2 ou 3 meses, nas pesquisas que faço na net, procuro sempre dar importância aos depoimentos de pessoas como você, pois eleva nossa esperança de uma vida normal, que deus te abençoe sempre, seja muito feliz, porque para mim tudo isso é um renascimento de uma vida em cristo. Meu email rogercintetiko@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola fernanda fico feliz em saber da sua recuperação pois ja faz um ano e dois meses que estou ileostomiizada.Pois retirei 5m do intestino delgado e ago ra os medicos estão pesquisando p saber se fiz uma trombose quase morri pois eles não via chance de vida p mim.Mas Deus sabe a hora certa,nós somos um milagre de Deus.

    ResponderExcluir
  4. oi gostaria de saber mais sobre a doença ,meu padrasto esta hospitalizado a quase dois meses recebemos nesse periodo o diagnostico do crohn ja fez 4 cirurgias esta muito mal perdeu 5 metros do intestino já os medicos vao tentar a rescontituiçao pq ele nao consegue se hidratar esta muito magro...alguem passou por esse estagio da doença?como e o dia dia apos tem limitaçoes?obrigada




    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda! Fico extremamente feliz em saber que tudo deu certo e que você superou. Desculpe a intromissão, mas é porque eu estava mesmo procurando alguém que passou por esta situação, porque meu pai hoje tem a bolsa de colostomia, além da doença de crhon. Ele está se preparando para fazer alguns exames, antes da reconstrução intestinal e tenho ainda algumas dúvidas, gostaria muito de conversar com você sobre este assunto. Caso possa me ajudar pode me encaminhar um e-mail para loca_santana@yahoo.com.br

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Henrique

    Tive também diagnóstico de doença de crohn, isso foi no ano de 2006, logo após um mês de casado.
    Tive momentos de muita dor também,perdi muitos empregos por causa disso.
    No ano de 2011 o meu intestino se rompeu e eu passei por 3 cirurgia em 12 dias, fiquei 30 dias na u.t.i, 10 dias no quarto de isolamento.
    Ao romper o intestino pela 3° vez o médico reuniu a minha família e disse que a terceira cirurgia não desse certo eu iria morrer pois os recursos se esgotariam !
    Ao me abrir pela 3° vez, ele chama uma enfermeira da sua equipe( ela faz parte da igreja que vou)ela disse que não tinha um lugar em todo o intestino que não houvesse um furo, o médico olhou para a sua equipe e disse: Ele só sai daqui por um milagre, e milagre é com Deus!!!!
    As duas primeiras cirurgias duraram cerca de 5 horas, essa que era a mais complicada, durou 1 hora.
    deus me curou dessa doença, faz um e meio que eu não tomo mais nenhum remédio, para o médico isso é inesplicável, mais eu sei em quem tenho crido e servido!!!
    Hoje como todo tipo de comida, chocolate, leite,condimentos e etc....

    Deixo aqui a minha experiencia e o meu testemunho pra dizer a vocês que esse Deus também pode te curar, basta crer a cada dia no poder desse Deus.

    um grande abraço pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonita história! Espero que todos possam viver bem a pesar das limitaçoes dessa doença de crhon. Uso bolsa de ileostomia, já fiz 3 cirurgias, duas delas em uma mesma semana, tive duas perfurações, estou a oito meses com a bolsa, quase morri, mas espero ter um final feliz na reconstituição, como muitos aqui. Caso queiram trocar e-mails esse é o meu: vivilim.2006@hotmail.com
      abraços, que Deus esteja com vocês ajudando-os a superar as dificuldades.

      Excluir
  7. Não sei se vai poder me ajudar mas pesquisando na internet sobre reversão de ileostomia e colostomia cheguei ao seu blog, meu pai estava usando a bolsa e sexta-feira passada há exatos 8 dias meu pai religou o intestino mas ele anda com muita diarreia e indo muito no banheiro mais de 10 vezes por dia e gostaria de saber se você teve esse problema e se sim, quanto tempo demorou pra você ir menos vezes ao banheiro? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tambem estou passando por isso fiz duas cirurgias em menos de 24 hs gostaria de saber mais ...se alguem quiser me dar recados ou me aconselhar meu email LENaLIMA.G@HOTMAIL.COM
      também no face lenalima..obrigada

      Excluir

      Excluir
  8. Oi meu nome é Adriana, tenho um irmão com colostomia..passamos por sérios problemas também, mas como sabe de tudo é Deus(A Ele toda honra e glória!!), hoje meu irmão está bem, após 4 anos usando a bolsa, está se preparando para a reversão, e como gostamos de pesquisar sobre o assunto em vários blogs, o que parece é normal essas evacuações nos primeiros 2 meses...mas o organismo se adapta em +- 3 meses..mas procure evitar comer produtos gordurosos,leite integral e algumas frutas que soltam o intestino...Tenha paciência,rs..não se preocupe, vai dar tudo certo, ou melhor já deu!! fica com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Oi fernada boa tarde sou samuel da cidade de iguai bahia posso saber que cidade e qual hospital e qual medica fez a sua cirugia pois a minha esposa vai fazer a cirugia de revesao do intestino daqui a dois meses meu email samuelmello2005@hotmail.com

    ResponderExcluir