terça-feira, janeiro 04, 2011

Adaptação

Claro que ninguém fica feliz por ter que usar uma bolsa de colostomia, mas é possível ficar feliz pelas oportunidades que a vida nos proporciona. E a bolsa, naquele momento, me proporcionava viver, sim, porque foi graças a possibilidade de utilizá-la que sobrevivi, saí da UTI, saí do hospital e retomei a minha vida normal.
Voltei para minha casa, minha filha, minha família. Demorei 1 mês, aproximadamente, para conseguir fazer minhas atividades diárias sozinha, mas consegui.
O triste era não poder carregar minha filha e fazer algumas tarefas para ela, já que quando se está ostomizado é recomendável que não se esforce demais, não carregue muito peso, para que não ocorram problemas com o estoma.
O legal é que apesar de toda tristeza por estar ileostomizada eu me adaptei, passei a carregar a bolsa sem dor, ardor, coceira e eventos desagradáveis. Saí de casa, passei inclusive o natal e o ano novo de 2009-2010 fora e deu tudo certo.

Adaptada a bolsa

Sabe, as vezes é realmente difícil encarar e aceitar uma doença que chega de uma hora para outra, sem motivo nem causa aparente, e que sabemos que não vai mais embora pois infelizmente ainda não tem cura.
É difícil sim, mas temos que trabalhar a aceitação disso, porque sei que desde o momento em que descobri que tenho crohn ele faz parte de mim, tenho que buscar mantê-lo em remissão pelo maior tempo que conseguir e assim viver como se não tivesse nada.
A vida nem sempre é do jeito que a gente quer, a gente se frustra, mas temos que ultrapassar as frustrações pois a vida continua e a superação depende de nós mesmos.
Ficamos limitados? Muitas das vezes, eu por exemplo, como contei acima, fiquei ileostomizada e não podia carregar minha bebêzinha (que na época tinha uns 8 meses de vida) quando ela chorava no berço, imagina quão triste isso é para uma mãe? Fiquei muitos dias dentro de casa, sentia que sacrificava aqueles que amava, isso incluía minha filha, que apesar de ser novinha, eu gostaria muito de sair com ela para passear...

3 comentários:

  1. Fernanda... adorei seu blog, achei sem querer.... descobri q tenho crohn agora em nov/2010.... já fiz 3 cirurgias... seu blog me deixou mto mais tranquilo rsrs... posso ter seu contato,trocar experiencia com vc? sua familia é linda, ta de parabéns... qualquer coisa me add aí, japaocrazy@hotmail.com
    sou de gov.valadares...23 anos...
    Marco Antonio R. Barreto

    ResponderExcluir
  2. Ola Fernanda, meu nome é Bruna e tenho 23 anos.
    Estou colostomizada por causa de um câncer colo-retal.
    Adorei ler o que você escreve. Você fez meu dia!

    Caso queira entrar em contato
    http://btiemi.blogspot.com.br/

    Sua família é linda!
    PARABENS pela força!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, chorei muito lendo seu blog. Parabéns pela sua nova saúde e pela família maravilhosa. Sou de São Luis-Ma. Tenho 35 anos e farei a cirurgia de reconstrução intestinal, (devido a uma obstrução do intestino) ainda esse mês. Caso queira entrar em contato segue meu email e facebook. Grande abraço!
    fernandosfeitosa@hotmail.com

    ResponderExcluir